15 de setembro de 2017

Ser mulher é uma treta, sabem?

é uma treta porque, por mais que desempenhem as mesmas funções, ainda há quem ganhe mais do que tu, só por ser homem.
é uma treta porque, por seres mulher, vais sempre ter alguém a questionar-te o porquê de ainda não teres filhos - porque uma mulher não pode viver para construir uma carreira, tem de viver para construir uma família!
é uma treta porque tens uma série de padrões que te são impostos desde pequenina, nas histórias que te contam antes de adormeceres, que te dizem que tu podes até ser uma princesa mas precisarás sempre de um príncipe para te acordar com um beijo ou para te encontrar o sapato de cristal! histórias que te dizem que tu, mulher, sozinha nunca serás nada.
é uma treta porque não podes andar na rua sozinha sem sentires medo. seja noite ou seja dia. porque te assediam, porque te insultam, porque te violentam com palavras e, se não tiveres sorte, com acções também. porque ser mulher é ter que aceitar elogios que não pediste, ou ofensas que não mereces, só porque se responderes, pode ser pior.
ser mulher é um bocadinho isto: é esperar que tenhas a sorte que aquele grupo de dez homens, que vem na direcção oposta à tua, naquela rua que costuma ser movimentada mas está vazia - eu já disse que precisas de sorte? - não reparem em ti e não te digam obscenidades, mesmo que não tenhas decotes, que não tenhas saias, que não estejas a pedi-las...


(da próxima vez que te cruzares com uma mulher sozinha na rua, a meio da noite, pensa no medo que ela está a sentir por te encontrar e pensa, também, na sorte que tiveste por teres nascido homem.)

2 comentários:

  1. Penso nisto muitas vezes, principalmente quando são 3 da tarde de um dia normal, tu estás a andar na rua e um qualquer labrego te buzina, e te grita, "ó grosa". Com que direito? E com que propósito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não consigo entender. tenho 26 anos e nunca, em toda a minha vida, ouvi falar de uma única história de amor que tenha começado com 'ia a andar sozinha na rua e ele assobiou-me e disse que me fazia um filho!'... Nunca! Porque as mulheres, no geral, não gostam que o façam. Não gostam de ser 'elogiadas' porque, se quem o faz não te conhece de parte alguma, não é elogio, é assédio..

      em relação à parte do direito... nem sei que diga! é o facto de terem pila, talvez

      Eliminar

Desde já Obrigada :)

Only Memories.