16 de novembro de 2009

Tempo

Quantas vezes não nos queixamos nós que o dia passa a correr, que queríamos ter feito isto e aquilo mas não tivemos tempo... Também eu já barafustei imenso pelo mesmo motivo, porque queria ter mais tempo do que aquele que tinha, ou porque as horas só passavam rápido quando não deviam.
No início deste ano lectivo, dei conta de que me sobrava tempo. Pela primeira vez, detectei que o meu dia tinha realmente vinte e quatro horas e, o pior de tudo, foi perceber que desperdiçava uma boa parte delas de forma inútil.

Foi por essa razão que decidi voluntariar-me no lar de terceira idade que fica próximo da minha escola. E hoje sei que foi uma das melhores decisões que tomei nestes últimos tempos.

Cada bocadinho de tempo que lá passo, cada sorriso que esboço, cada história que saudosamente me contam, são um elixir que me provoca uma felicidade inigualável. É tão reconfortante saber que com um pouco de mim, com uma parte infima do meu tempo, os torno mais felizes, que preencho o tempo solitário - que eles têm em demasia.
Já perdi a conta aos sorrisos que esboçei com os devaneios da Filomena, com a aptidão para a informática do Srº Raul, com o olhar terno e doce da Dona Rafaela, com a resmunguice saudável da Menina Lucrécia, com as aulas de costura da Dona Ana, com a paixão do "melhor par", com os elogios da Dona Jesuína...


Já perdi a conta ao que aprendi com aqueles velhotes, a que muitos não dão o devido valor, mas que têm tanto, mas tanto, para nos ensinar ...



"Nunca te rias quando passares por um velhinho.

Sem dares conta, estás a seguir o mesmo caminho."

3 comentários:

  1. fazes tao bem :D
    faz-te bem a ti e aos velhinhos, qe têm concerteza uma companhia óptima!*

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana. Estou a ler o teu blog desde o inicio. Sou apenas um anónimo que veio aqui parar através de outros blogs, e decidi ler tudo o que já foi escrito por aqui.
    Este é o meu primeiro comentário porque é o post que mais me marcou até agora :) senti o teu crescimento.

    ResponderEliminar

Desde já Obrigada :)

Only Memories.